Av. Dr. Vítor Godinho, 191 Vila Capivari - Campos do Jordão / SP
(12) 3663-6550

Cabernet Franc e suas características

A boa gastronomia vem sempre acompanhada de um bom vinho. Por isso nós, da Confraria do Sabor, em Campos do Jordão, temos uma adega especial para atender aos paladares mais exigentes. Os vinhos elaborados com a Cabernet Franc, proveniente de uma variedade de uva tinta da família dos Cabernets, é dos nossos preferidos.

Os apreciadores de vinho, devem muito à Cabernet Franc. Não apenas é uma uva versátil em seu estilo, como também é “pai” das variedades Cabernet Sauvignon e Merlot. A Cabernet Franc se uniu à Sauvignon Blanc para criar a Cabernet Sauvignon e também à uva Magdeleine Noire de Charentes para criar a Merlot.

A mistura dessas variedades cativa paladares e inspira apreciadores de bons vinhos em todo o mundo.

Vinho Cabernet Franc

Variedade e origem da Cabernet Franc

A Cabernet Franc raramente é anunciada em um vinho como uma variedade única como no caso do vinho Chinon do Loire, mas utilizada principalmente para cortes com Cabernet Sauvignon e Merlot nos vinhos de Bordeaux. No novo mundo, a Cabernet Franc vem criando espaço e está cada vez mais presente sozinha, como o exótico Ice Wine produzido nos Estados Unidos e Canadá ou em blends.

No novo mundo, a Cabernet Franc mostra uma expressão claramente diversa. Em climas mais frios, pode competir com a delicadeza da Pinot Noir, enquanto que em climas mais amenos, seu estilo mais maduro, pode imitar e sobrepassar a complexidade e a profundidade da Cabernet Sauvignon.

Atualmente os produtores se deram conta de que a Cabernet Franc é uma variedade muito exigente em sua produção, necessitando de bastante conhecimento para seu cultivo, sobretudo na avaliação do local a ser plantada, de maneira que reúna as condições necessárias ao seu bom desenvolvimento, senão mostrará facilmente seu lado indesejável, com taninos muito agressivos.

Se essa variedade for plantada em local adequado e manejada com cuidado, desenvolverá um perfil extremamente elegante aonde se perceberão aromas de ervas, notas florais, frutas vermelhas, ameixas e tabaco, e obteremos, dessa forma, vinhos complexos, intensos, com taninos refinados e profundos.

Para Rodrigo Romero da Viña Maquis, a Cabernet Franc foi, desde sempre, a cepa de destaque, que permitiu fazer os melhores vinhos, uma vez que acredita que representa o melhor de seus vinhedos. Maquis Franco é um vinho aonde se pode notar a riqueza dessa variedade e um perfeito equilíbrio, representando toda a elegância do terroir da Viña Maquis, a nitidez da fruta, a potencia e frescor na boca e a estrutura de seus taninos. Desde 2008, o Maquis Franco é considerado o melhor Cabernet Franc do Chile.

Segundo Cristián Aliaga, da Vinícola William Fèvre, no Chile, a Cabernet Franc é uma variedade bastante peculiar. Porém, se bem trabalhada, pode se obter um tanino interessante, com boa estrutura e muita personalidade. O vinho The Franc Rouge, repousa por mais tempo em barricas para suavizar seus taninos, além de se cuidar mais da planta no campo a fim de diminuir a produção e retardar a maturação, obtendo um vinho muito intenso e com muita personalidade, notas florais e de frutas negras, taninos muito estruturados.

Já para o enólogo Herman Lyon, da Vinícola Perez Cruz, a Cabernet Franc produz vinhos elegantes, apreciados pelos consumidores mais experientes. O Cabernet Franc Limited Edition é um vinho que “vai de menos a mais”, bastante austero no nariz, mas que demonstra todas as características dessa variedade, nos presenteando com seus aromas de frutas vermelhas e ótima estrutura.

No restaurante Confraria do Sabor, você encontra uma variedade de vinhos cultivados com a uva Cabernet Franc, que harmonizam com os pratos servidos no local.

O que você achou deste artigo sobre Cabenet Franc e suas características? Deixe seu comentário dizendo sobre qual assunto gostaria que trouxéssemos para o blog!

Leave a comment